terça-feira, 27 de setembro de 2011

ACIR promove VIII Fórum de Meio Ambiente do Recreio

Na manhã do dia 14 de setembro, foi realizado no auditório do Parque Nacional Municipal Marapendi o VIII Fórum de Meio Ambiente do Recreio organizado pela Associação Comercial e Industrial do Recreio dos Bandeirantes (ACIR). Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, INEA, CEDAE, COMLURB, Rio-Águas, Sub-prefeitura da Barra, Secretaria de Turismo e Caixa Econômica Federal foram convidados a compor a mesa do evento e responder perguntas organizadas pelos moradores e entidades envolvidas (Associação de Moradores de Vargem Pequena, Recreio (AMOR e AMORE), Área de Planejamento 4 (AP4), Instituto Terrazul, Rico Esporte e Comunicação, Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, entre outras).

O evento contou também com a apresentação de um ousado projeto na região, o Projeto Corredor Verde nos Arredores. Trata-se de um projeto de reflorestamento que integra ações de educação ambiental com moradores do canal das taxas, comunidades do entorno e lideranças locais. O projeto tem como parceria o Mosaico Carioca e como realizadores o Instituto Terrazul e Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.



Na manhã do dia 14 de setembro, foi realizado no auditório do Parque Nacional Municipal Marapendi o VIII Fórum de Meio Ambiente do Recreio organizado pela Associação Comercial e Industrial do Recreio dos Bandeirantes (ACIR). Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, INEA, CEDAE, COMLURB, Rio-Águas, Sub-prefeitura da Barra, Secretaria de Turismo e Caixa Econômica Federal foram convidados a compor a mesa
 do evento e responder perguntas organizadas pelos moradores e entidades envolvidas (Associação de Moradores de Vargem Pequena, Recreio (AMOR e AMORE), Área de Planejamento 4 (AP4), Instituto Terrazul, Rico Esporte e Comunicação, Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, entre outras).

O debate abordou questões relativas ao despejo de esgoto in natura no Canal das Taxas, assoreamento das lagoas da Baixada de Jacarepaguá, especialmente a Lagoinha, aterros irregulares na região, abertura de canais para possibilitar o fluxo de água (por exemplo, ligação do Canal das Taxas e Canal do Rio Morto), controle da dengue, coleta seletiva, licenciamento de novas construções, etc. As questões debatidas serão encaminhadas aos respectivos setores públicos e privados objetivando solucionar os impactos socioambientais levantados.

O evento contou também com a apresentação de um ousado projeto na região, o Projeto Corredor Verde nos Arredores. Trata-se de um projeto de reflorestamento que integra ações de educação ambiental com moradores do canal das taxas, comunidades do entorno e lideranças locais. Abílio Fernandes, gestor do Parque Natural Municipal Marapendi, apresentou o contexto do projeto, que tem como parceria o Mosaico Carioca e como realizadores o Instituto Terrazul e Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Este projeto visa interligar por meio de um corredor verde, as Unidades de Conservação da região (Parque Naturais Municipais Prainha, Chico Mendes, Marapendi, Bosque da Barra e Bosque da Freguesia), convidando moradores e lideranças a se envolverem e participarem ativamente de todo o processo. Atualmente, está sendo implementado o reflorestamento do trecho Prainha, Chico Mendes e Marapendi, com ações de educação ambiental que incluem um Núcleo de Comunicação para a Sustentabilidade no PNM Chico Mendes, que objetiva capacitar quinze jovens das comunidades no entorno (Terreirão, Vila Amizade, Brisas do Pontal e Chico Mendes) e a formação de um Comitê Corredor Verde, que tem como meta organizar as lideranças locais da região para participação nos processos decisórios.

Marcos Sant’Anna Lacerda, coordenador Geral do Instituto Terrazul, fez um convite a todos os presentes à participarem do Projeto, envolvendo-se com as questões locais de forma ativa e articulada. Destacou ainda que a parceria entre primeiro, segundo e terceiro setor pode ser um caminho viável para solução de todos os impactos socioambientais levantados no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário