segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reunião do MOSAICO CARIOCA, dia 1º de setembro - Auditório SMAC

Relatório de Reunião
Pauta:
  1. Estágio atual do Projeto Piloto de Corredor Verde e parceria com o Instituto Terrazul
  2. Atualização do blog do Mosaico e procedimentos para divulgação das ações do Mosaico
  3. Realização de operação conjunta no Parque da Prainha e Dia da Árvore 
  4. Próximas etapas para implementação do Mosaico
Relato:
  1. Estágio atual do Projeto Piloto de Corredor Verde e parceria com o Instituto Terrazul

    Com relação ao Projeto Corredor Verde, houve consenso quanto à necessidade de oficialização do mesmo através da criação de um Grupo de Trabalho na SMAC.  O GT deverá ser formado por representantes da SMAC, SMH, SMU, Rio-Águas, CEDAE e órgãos da sociedade civil. Dentre as ações a serem desenvolvidas, o GT deverá  formalizar com o Instituto Terrazul o termo de parceria para implementação do projeto e o Plano de Ação apresentado pelo mesmo em junho, articular a parceria com o Instituto Jacaré e desenvolver uma identidade visual própria que contemple todos os corredores a serem criados.
  2. Próximas etapas para implementação do Mosaico, atualização do blog e divulgação das ações do Mosaico

    A gestora Eliana alertou para o risco de desmobilização e perda de foco. Enfatizou a necessidade de se buscar uma maior participação dos gestores em prol do Mosaico. Propôs que fosse feita uma agenda de reuniões, reservando-se sempre um espaço para a discussão da formação do Conselho.

    Foi apresentada a necessidade de se criar uma comissão para responder pelo Mosaico Carioca até a formação do Conselho.  A Comissão deverá, entre outras atribuições, receber as correspondências e encaminhar as respostas, agendar as reuniões do Mosaico, articular a comunicação entre as áreas protegidas e avaliar o conteúdo das mensagens enviadas ao blog. Foram indicados para compor a Comissão os seguintes servidores:  Isabela Lobato – Gerente de Unidades de Conservação da SMAC, Manuela Tambellini – da Diretoria de Áreas Protegidas do INEA e Celso Junius – Coordenador do NMAPNT.  No caso da Manuela, a confirmação dependerá de aprovação da direção do INEA.

    As próximas reuniões do Mosaico foram agendadas para:

    • 03/10/11, das 10:00 às 13:00 h – PNM Cidade
    • 07/11/11, das 10:00 às 13:00 h – PNM Bosque da Barra
    • 05/12/11, das 10:00 às 13:00 h – PNM Prainha

    Constatou-se que na Portaria de reconhecimento do Mosaico não constaram as seguintes unidades: Parque Estadual do Grajaú e Parque Estadual da Chacrinha. Ambas encontram-se sob gestão da Prefeitura. Esse fato foi considerado um obstáculo à formalização do Conselho do Mosaico. Assim sendo, concluiu-se que deveria ser solicitado ao Secretário Municipal de Meio Ambiente o envio de um ofício cobrando esclarecimentos ao MMA sobre o assunto. Até que haja uma resposta do Ministério, as etapas e prazos estabelecidos na portaria de reconhecimento ficam adiados.
    A tarefa de minutar o ofício e encaminhar a demanda ao Secretário ficou a cargo do Celso Junius.
  3. Dia da Árvore e Operação Conjunta no Parque da Prainha

    O Dia da Árvore será comemorado no dia 21/09/11, no entorno do Canal das Taxas. O grupo deverá elaborar uma programação contando com a participação do CEA, da CRA, Guarda Municipal – GDA, dos gestores do Marapendi, Prainha e Chico Mendes, do Terrazul e das escolas das imediações.

    Foi  agendada para o dia 28/09/11, a partir das 8:30h a próxima operação conjunta no PNM Prainha, visando a realizar uma varredura para verificar a denúncia de plantio de maconha. Órgãos a serem acionados: Patrulha Ambiental / Batalhão Florestal e a CICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário