sábado, 25 de agosto de 2012

MOÇÃO DE APOIO AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2012.



As unidades de conservação e demais áreas protegidas públicas servem a população em geral, prestando inestimáveis serviços à sociedade.

A ocupação desses espaços por moradias ou outras formas ocupação privada, alheias às suas finalidades, acarreta prejuízos ao patrimônio ambiental, cultural, histórico e paisagístico.

O Mosaico Carioca considera prioritária a regularização fundiária das áreas protegidas que o compõem, respeitadas as devidas peculiaridades. Dessa forma, defende que as três esferas de governo atuem em conjunto para solucionar o conflito gerado pela ocupação inadequada do seu território.

Assim sendo, o Mosaico Carioca vem manifestar o seu apoio ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição secular de enorme prestígio e área protegida relacionada na candidatura da cidade do Rio Janeiro como Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural, no esforço de preservar sua integridade frente a ameaça de perda de parte do seu espaço.

Defende ainda a importância do respeito ao direito de cada cidadão a moradia digna, sem prejuízo ao direito de todos de usufruírem do patrimônio público.





Moção elaborada a partir da iniciativa dos gestores e colaboradores da áreas protegidas da Cidade do Rio de Janeiro em reunião do Mosaico Carioca realizada no dia14/08/2012 na Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico.


Mais informações sobre a questão da luta do Jardim Botanico para manter sua
integridade em:


http://oglobo.globo.com/rio/liszt-vieira-querem-construir-casas-dentro-do-jardim-botanico-nao-da-5959002


Vídeo (entrevista) sobre o assunto:

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/catalogo/2106382

2 comentários:

  1. Pela total reintegração de posse do JB, um patrimônio de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. O Ecoclics se solidariza com a moção do Mosaico. Se as tentativas de "privatização" do Jardim Botânico prevalecerem, o caminho para que o mesmo aconteça com os demais parques brasileiros estará aberto.

    ResponderExcluir