Corredor Verde



O Mosaico Carioca, órgão que promove a gestão integrada das áreas protegidas da cidade, considera prioritário o estabelecimento de corredores verdes interligando as unidades de conservação e demais fragmentos florestais nativos. Nesse sentido, a partir de novembro de 2011, a Prefeitura retomou as ações voltadas à criação do Corredor Verde Marapendi-Chico Mendes-Prainha. O trabalho foi iniciado pelo manejo da vegetação, incluindo podas, remoção de plantas invasoras e o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. 

  Projeto-piloto Corredor Verde , trecho Marapendi-Chico Mendes


Poda, remoção de espécies invasoras e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

Desde o início, a equipe do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi vem realizando um trabalho de conscientização sobre a importância dos corredores verdes para a cidade, além de receber e avaliar as sugestões e reclamações dos moradores do entorno. Inicialmente, foi produzido o folheto verde, apresentando o projeto à sociedade. Numa segunda etapa, foi elaborado e distribuído o folheto azul, com o objetivo de mobilizar os moradores da região no sentido de colaborar com a despoluição do Canal das Tachas, responsável pela conexão do Parque de Marapendi ao Parque Chico Mendes.


Equipe CEA Marapendi em campanha de educação ambiental no Corredor Verde Marapendi Chico-Mendes-Prainha

Em 2012, iniciou-se o cercamento do Canal das Tachas com a finalidade de proteger a fauna e a vegetação das margens. O cercamento proporcionará ainda maior segurança aos visitantes, evitando a aproximação excessiva dos animais. Foram utilizados um modelo de alambrado semelhante ao do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (à esquerda) e uma cerca inspirada no modelo utilizado na orla da Reserva (à direita), permitindo a observação dos animais e a contemplação da paisagem, contribuindo para sua beleza e valorização do bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Cercamento do Canal das Tachas

Em 2013, está prevista a conclusão do cercamento do trecho Marapendi-Chico Mendes, a melhoria da qualidade da água do Canal das Tachas e a implantação de ciclorotas de ligação entre os Parques de Marapendi, Chico Mendes e Prainha.




2 comentários:

  1. Esse proejto é um modelo a ser adotado como política pública para a cidade como um todo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela capacidade, dedicação, amor e tenacidade para implementar esse projeto com tantas adversidades.

      Excluir