O Mutirão foi um sucesso!!! Agradecemos a todos os envolvidos que doaram seu tempo para a realização deste sonho. Em breve postaremos fotos dos nossos Voluntários trabalhando na implementação da Trilha Transcarioca.
Saiba mais sobre a Trilha Transcarioca!!!
Introdução
A Trilha Transcarioca cruzará o Rio de Janeiro por um
percurso de aproximadamente 170 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da
Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Durante o seu trajeto, o visitante terá a
oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e
descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. A trilha poderá ser
percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a
aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários.
Símbolo da união entre as três esferas do poder público, esta
iniciativa visa também à integração e o fortalecimento das áreas protegidas
cariocas, no contexto da realização dos grandes eventos de abrangência
internacional sediados pela cidade. Sua implantação é uma iniciativa do Mosaico
Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo MMA em julho de 2011, e
vem sendo intensamente planejada e implementada pelos gestores das unidades de
conservação envolvidas, por meio de reuniões, oficinas e ações de manejo.
A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada por Pedro
da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho
(2000), respaldada em diversos exemplos bem sucedidos de trilhas de longo
curso, tais como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina),
Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia). Ademais da
geração de emprego e renda dentro dos princípios norteadores do desenvolvimento
sustentável, é propósito do Mosaico Carioca que a Trilha Transcarioca siga o
exemplo dessas trilhas, que geraram um incremento na visitação e diversas
melhorias na gestão das áreas protegidas que cruzam. Pretende-se que o
estabelecimento da Trilha Transcarioca proporcione melhorias ambientais para a
cidade, como o tão sonhado corredor florestal entre os maciços da Tijuca e da
Pedra Branca e a racionalização das unidades de conservação do Mosaico Carioca.
A Trilha servirá também de modelo de conservação de diversos ecossistemas da
Mata Atlântica, servindo como uma ferramenta viva de educação ambiental em
áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta
montana.
Planejamento e Implantação
A Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de
proteção integral, sendo elas:
- Parque Natural Municipal de Grumari;
- Parque Estadual da Pedra Branca;
- Parque Nacional da Tijuca;
- Parque Natural Municipal da Catacumba;
- Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca;
- Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca
Seu traçado inicial foi elaborado por um grupo de trabalho
constituído pelos gestores das unidades de conservação e técnicos do ICMBio,
INEA e SMAC, bem como por voluntários conhecedores da malha de caminhos das
unidades abrangidas, com base no percurso descrito por CUNHA e MENEZES (2000).
O planejamento iniciou-se pelo diagnóstico dos atrativos e trilhas existentes
nas unidades de conservação e seu entorno imediato, com base nas cartas
topográficas do Instituto Pereira Passos de planejamento urbano (IPP, 1999) e
nos bancos de dados das unidades. O traçado foi então proposto de maneira a
permitir a passagem pelos principais atrativos ecoturísticos da cidade,
aproveitando as trilhas preexistentes.
A fim de ampliar a discussão para outros setores da
sociedade, em maio de 2013, o Mosaico Carioca organizou o evento “Trilha
Transcarioca: Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso”, que
apresentou um panorama geral sobre as trilhas de longo curso no Brasil e no
mundo, reunindo cerca de duzentos convidados. Conferencistas, pesquisadores, montanhistas
e gestores de unidades de conservação participaram de oficinas técnicas para
debater temas como segurança, comunicação, sinalização, manejo, divulgação,
geração de emprego e renda, assim como o traçado da Trilha em seus diferentes
trechos. Os resultados das discussões foram sumarizados pelos coordenadores de
cada oficina na forma de relatórios com recomendações.
A divulgação da trilha vem sendo feita por meio de redes
sociais e em diversos veículos de mídia impressa, televisão, rádio e websites.
Na ocasião do seminário internacional, também foi produzido material de
divulgação como folhetos, mapas, camisetas e banners informativos.
Situação atual da trilha

A metodologia utilizada na sinalização segue o padrão em
vigor em caminhos de longo curso europeus, norte-americanos, argentinos e
sul-africanos entre outros. No Brasil a sinalização rústica, tal como adotada
na Trilha Transcarioca, tem sido testada com êxito no Parque Nacional da Tijuca
desde 1999 (após o início de sua utilização o número de pessoas perdidas no PNT
caiu em média de 100 por ano para menos de 5 ao ano).
A página do Facebook
da Trilha Transcarioca (https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca) possui cerca
de 1.800 seguidores. Já foram publicadas diversas matérias em meios de
divulgação impressos, como jornais de grande circulação, revistas de circulação
nacional, revistas de bairro e veículos oficiais. A trilha também já foi tema
de reportagens na TV aberta e possui mais de 5.000 citações em websites, com dois
filmes no YouTube.
Recentemente, a trilha foi apresentada em dois encontros
científicos: o IX Fórum de Planejamento
Turístico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e o
III Congresso de Natureza, Turismo e
Sustentabilidade, no qual recebeu menção honrosa.
Sua implantação continuará sendo feita em etapas seguindo
cronograma e padrão uniformizados decididos em comum acordo por todas as partes
envolvidas, no contexto do Mosaico Carioca. Nesse sentido, acordou-se que a
Trilha terá três estágios básicos de implementação:
(1)
poda,
sinalização direcional e obras de arte absolutamente imprescindíveis.
(2)
sinalização
interpretativa e educativa, mapas, website completo, inventário de serviços
associados (acomodação, alimentação, guiagem, transportes etc) e obras de arte
principais (pontes, drenos, escadas, corrimãos etc).
(3)
demais
obras de arte (abrigos, banheiros, bancos, mirantes etc) e implementação de uma
malha de trilhas secundária devidamente manejada (trilhas de acesso, rotas de
fuga, caminhos opcionais a atrativos que não estão no roteiro principal como
picos, cachoeiras e atrativos histórico-culturais).
De acordo com o cronograma acordado o primeiro estágio da
Trilha deverá estar completo para os seguintes eventos:
- Copa das Confederações (2013):
Floresta da Tijuca ao Parque Lage, passando pelo Corcovado.
- Copa do Mundo (2014): Parque
Nacional da Tijuca até o Pão de Açúcar e trechos do Parque Estadual da
Pedra Branca, Parque Natural Municipal da Catacumba e APA dos Morros do
Leme, Babilônia e S. João
- Jogos Olímpicos (2016): Toda a Trilha.
Conclusão
A Trilha Transcarioca é um equipamento de uso público que
serve como ferramenta de conservação. Sua implantação representa um marco para
o verdadeiro turismo ecológico na cidade e contribui para a criação de uma
cultura profissional de manejo coordenado entre as diversas unidades de
conservação por ela atravessada. Também
assegura, pelo uso, a consolidação de um corredor ecológico entre os Parques
Nacional da Tijuca e Estadual da Pedra Branca. Do ponto de vista da educação
ambiental, ao servir de espinha dorsal de um mosaico, chama a atenção da
população em geral para a necessidade imperiosa da gestão ecossistêmica. Por
fim, ao estimular o uso mais espaçado da visitação pelas diversas Unidades de
Conservação do Mosaico, gerando emprego e renda ao longo do processo, a Trilha
tem o potencial de aumentar o apoio da população ao Mosaico como um todo,
mudando assim a percepção de que apenas pontos de maior afluxo como o Cristo
Redentor ou o Pão de Açúcar têm algum valor para a cidade.
O conceito de Trilhas de Longo Curso existe há cerca de 100
anos e já foi amplamente testado com sucesso em quase todos os países do mundo.
Nesse tocante o Brasil é ainda uma exceção. Segundo a Professora Jaqueline
Muniz a Trilha Transcarioca tem o potencial de ser “a costura que vai emendar a
cidade partida”. Mais do que isso, o Mosaico Carioca acredita que ela pode
servir também de exemplo para o resto do Brasil ao demonstrar que visitação bem
manejada e conservação são não somente compatíveis, mas sobretudo são um
objetivo desejável e que merece ser perseguido.
Referências Bibliográficas
CUNHA e MENEZES, P. Transcarioca,
todos os passos de um sonho. Sextante Artes, 2000.
IPP. Cartas
Topográficas da Cidade do Rio de Janeiro. Prefeitura Municipal do Rio de
Janeiro, 1999
Paisagens:
Parque
Natural Municipal de Grumari (Foto: Alexandre Chagas)
Parque
Estadual da Pedra Branca (Foto: Eduardo Coelho)
Parque
Nacional da Tijuca (Foto: Ernesto Castro)
Parque Natural Municipal da Catacumba (Foto: Deborah
David)
Parque Natural Municipal Paisagem Carioca (Foto: Celso
Junius)
Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de
Açúcar e da Urca
(Foto: Companhia Caminhos Aéreos)
Autor: Camila Rezende/INEA
Que cidade maravilhosa !
ResponderExcluirachei o máximo e vou me organizar para participar com minha irmã e amigos. obrigada!!!!!
ResponderExcluirO turismo no Rio precisa de um projeto desses!
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