sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parque Natural Municipal da Prainha


Parque Natural Municipal da Prainha  (crédito: Divulgação)
Trilha Virtual

O Parque Municipal Ecológico da Prainha está situado entre o Recreio dos Bandeirantes e a Área de Proteção Ambiental do Grumari e se trata de uma área de 126,30ha sobre tutela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), tendo como gestora a nossa entrevistada de hoje,  Rosana Junqueira.

"O parque possui dificuldades de acesso por transporte público, sendo possível somente por carro particular, a pé em uma caminhada de mais ou menos 40 minutos ou de bicicleta (já está prevista a construção de uma ciclovia que facilitará o acesso de pedestres e ciclistas com maior segurança). Por outro lado, também por estas dificuldades o lugar conseguiu se manter mais preservado, sendo este um aspecto positivo desta localização." 


Quais são os principais problemas enfrentados pelo parque no que diz respeito à pressão antrópica?

Rosana Junqueira - “Existe uma pressão forte da especulação imobiliária por se tratar de um lugar que possui todo esse apelo natural, mas toda área do parque pertence à Prefeitura e ele está bem protegido quanto à legislação. No entorno existe uma APA e esta sim pode ser ameaçada. Para tentar conter essa pressão foi posta uma placa orientando quanto às sanções impostas ao desrespeito à legislação”.

O parque já possui plano de manejo? Como está o andamento?

Rosana Junqueira - “O plano de manejo do parque está sendo feito, e contempla também toda a área da APA que entrará como zona de amortecimento. Isso é mais uma forma de evitar danos ao parque. Existe um estudo, uma orientação do plano de manejo, onde se prevê a união da Prainha e Grumari em uma  unidade, formando um só parque. É apenas um estudo, porém o Conselho Consultivo já está sendo formado desta maneira, tendendo a formação de um conselho gestor único."

Como se dá à visitação ao parque? Qual o público mais frequente? Quais os atrativos do parque?

Rosana Junqueira - “O parque funciona das 8h às 17h (horário de verão até 18h), com entrada gratuita. Grande parte dos visitantes são frequentadores da praia. As escolas vêm fazer visitas guiadas,  com agendamento prévio, além disso, o turismo é também muito forte. O plano de manejo prevê projetos de educação ambiental para essa área. Hoje estamos realizando a recuperação das trilhas, com sinalização e marcação. O parque oferece contato com uma fauna diversificada, atividades relacionadas ao ambiente de praia, mirantes, playground infantil e bicicletário para 15 bicicletas. Possui também salão para exposições itinerantes, deque/mirante, com vista panorâmica para a Prainha e o interior do parque. Trilhas, placas de sinalização ecológica contendo explicações sobre a fauna e a flora do parque. Possui dois banheiros (feminino e masculino) com três chuveiros. Os passeios nas trilhas com os guias, podem ser agendados pelo telefone: 2293-3596."

O que o visitante pode esperar da Prainha?

Rosana Junqueira - “A Prainha agora é candidata oficial para certificação do Bandeira Azul - certificação internacional de praias. Somente praias com a balneabilidade boa ou ótima o ano inteiro é que podem obter esta certificação. A prainha já foi candidata em 2008, mas não teve investimentos para atender aos critérios exigidos pela certificação, mas agora estão sendo realizadas algumas modificações para garantir a melhoria estrutural da praia, como a colocação de guarda-corpo na descida da estrada de acesso, as reformas do posto guarda-vidas, sinalização da via, construção de banheiros para os usuários, entre outras melhorias”.

Há oito anos que você é a gestora da Prainha e o que te levou a se tornar gestora de uma unidade de conservação, mesmo sabendo das dificuldades que essa atividade oferece?

Rosana Junqueira – “Sou graduada em Administração, com Pós-Graduação em Formação Pedagógica de Docentes, pela Universidade Cândido Mendes e em Ciências Ambientais, pelo Núcleo de Ciências Ambientais da UFRJ. Trabalhei na Secretaria Municipal de Educação, fui administradora e gestora do Parque Natural Municipal de Grumari e desde 2004, exerço a função de gestora do Parque Natural Municipal da Prainha, tendo recebido menção honrosa por este trabalho em 2008. Não me vejo fazendo outra coisa, pois estar em contato com a natureza é algo que me impulsiona. Saber que estou contribuindo para manter algo preservado. Apesar das dificuldades de acesso à alguns recursos, me vejo aprendendo a cada dia coisas novas e até mesmo desenvolvendo estratégias para driblar essas dificuldades. Tudo isso me motiva a continuar neste trabalho”.

Tem alguma frase que movimenta seu trabalho?

Rosana Junqueira – “Nunca devemos desistir. A luta pelo meio ambiente é uma luta insana e devemos seguir em frente , porque é um caminho, é uma meta. O meu trabalho hoje não é um trabalho qualquer. É uma filosofia de vida. Então as coisas que eu faço pelo parque, faço porque acredito nelas. Eu acredito que nós devemos cuidar do meio ambiente, que devemos repensar a maneira como vivemos porque o mundo realmente está precisando da nossa ajuda para que haja alguma coisa para as próximas gerações e é em cima desse propósito que eu trabalho."

Trilha Virtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário