segunda-feira, 2 de julho de 2012

Polinização no Corredor Verde - Abelhas nativas sem ferrão


Com o Projeto Abelhas Nativas Sem Ferrão, os Parques Naturais Municipais Chico Mendes e Marapendi estão sendo povoados com espécies como: jataís (Tetragonisca angustula), iraís (Nannotrigona testaceicornis), mirins (Plebeia sp.), mandaçaias (Melípona quadrifasciata), manduris (Melipona marginata), uruçus amarelas (Melipona rufiventris) e guaraipos (Melipona bicolor)
Estas são abelhas nativas da região e não possuem ferrão nem veneno, são responsáveis por 90% da polinização da flora original e, portanto, são imprescindíveis para a manutenção e ampliação do ecossistema. As abelhas nativas sem ferrão estão registradas como em perigo de extinção, sendo sua observação cada vez mais rara nos seus locais de origem. 
Este projeto é uma associação do Mosaico Carioca (SMAC/Prefeitura) com o meliponicultor Christiano Figueira e a AME-RIO (Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro) e tem o intuito de conscientizar a população da existência destas abelhas, e da importância delas para a manutenção das nossas florestas.





As abelhas podem ser visitadas pelo público no Parque Natural Municipal Chico Mendes e no Parque Natural Municipal de Marapendi.

Horário de funcionamento dos parques:
Parque Natural Municipal Chico Mendes - terça a domingo de 8:00 às 17:00hs. As visitas guiadas são de 3ª à 6ª, às 10:00 e 14:00hs, a serem marcadas pelo telefone 2437-6400. Entrada franca.

Parque Natural Municipal Marapendi - terça a domingo de 8:00 às 17:00hs (no horário de verão: das 8 às 18hs). Para visitas guiadas por todo o parque, passando pelas abelhas, o horário é de 3ª a 6ª, às 9:30 e 14:00hs, a serem marcadas pelo telefone 3418-0690. Entrada franca.

No dia 14 de Julho de 2012, às 10:00h, haverá uma palestra ministrada pelo meliponicultor Christiano Figueira sobre as Abelhas Nativas Sem Ferrão, no Parque Natural Municipal de Marapendi, a ser realizada no auditório do Centro de Visitantes. Será aberto ao público e gratuito.


 


Um comentário:

  1. Parabéns!!!!
    Estou apaixonada pela idéia!
    Esta iniciativa será realizada nos próximos corredores verdes?
    Como a população pode ajudar?

    ResponderExcluir