terça-feira, 5 de março de 2013

Entrevista com Secretário Executivo do Mosaico Carioca, Celso Junius

Celso Junius é formado em Engenharia Florestal com Mestrado em Solos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em 1987 passou a atuar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Projeto Mutirão de Reflorestamento e atualmente ele é Secretario Executivo do Mosaico Carioca.
Na entrevista, Celso fala sobre o Mosaico Carioca no âmbito da Lei Federal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e os projetos em andamento, como a Trilha Transcarioca e o projeto das Abelhas Nativas implantados nos Parques Naturais Municipais Chico Mendes e Marapendi, pertencentes ao projeto piloto do Corredor Verde. 
O rápido desenvolvimento da Cidade do Rio de Janeiro sem infraestrutura adequada, como expansão da rede de transporte e construção de empreendimentos sem tratamento de esgoto, é considerado pelo entrevistado como uma das principais ameaças aos ambientes naturais que ainda restam na cidade. Segundo Celso medidas de controle e fiscalização dos poluidores tem sido feitas pelas autoridades, mas ainda estão muito aquém do que é necessário.  A poluição dos corpos hídricos e outros problemas decorrentes do crescimento econômico da cidade deveriam estar em um nível maior de prioridade.
Na entrevista, são abordados também assuntos muito debatidos nas mídias sociais, como a construção de um campo de Golfe na APA do Parque Natural Municipal de Marapendi. Em relação ao assunto, Celso afirma que " qualquer mudança que se faça em Unidade de Conservação, mesmo a criação, alteração de limite e alteração de uso de solo deve ser feito dentro de um processo participativo, baseado em informações técnicas e com critérios muito transparentes". 

 A entrevista está muito completa. Vale a pena ouvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário