quarta-feira, 11 de junho de 2014

Redescobrindo caminhos, a importância dos corredores verdes para a conservação.

O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas apoia e desenvolve o Projeto Corredores Verdes. Iniciado em novembro de 2011, o projeto conseguiu em pouco tempo transformar a paisagem do Canal das Taxas. A região que antes convivia com problemas como o despejo inadequado de lixo e esgoto, espécies exóticas, inúmeros acidentes com a fauna local, aterros, desmatamentos e ocupação irregular, já respira novos ares.

Desde o início, a equipe do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi vem realizando um trabalho de conscientização sobre a importância dos corredores verdes para a cidade com a produção de folhetos de educação ambiental e sobre a despoluição do Canal das Taxas, além de receber e avaliar as sugestões e reclamações dos moradores do entorno.

O trabalho de educação ambiental foi essencial para a construção do diálogo com a população local e os visitantes dos parques.

Para o trabalho de limpeza e manutenção do corredor contamos com a ajuda indispensável dos Garis da Comlurb.


Localizado entre os Parques de Marapendi e Chico Mendes, o Canal das Taxas foi o primeiro passo de um projeto que prevê a integração de todas as Unidades de Conservação do Mosaico Carioca através de Corredores Verdes.

 Capivaras dentro do corredor verde, permitindo a passagem da fauna sem conflitos com a população.


Ipê-rosa, lindo exemplar da nossa Mata Atlântica.

Este reconectar de fragmentos vegetais é extremamente importante à medida que possibilita que aves, insetos e até mesmo mamíferos da nossa mata atlântica possam realizar seus fluxos de migração entre as Unidades de Conservação. Isto permite que populações de fauna e flora de muitas espécies ameaçadas da Mata Atlântica aumentem seu potencial de dispersão. Fenômenos como a polinização e a dispersão de sementes, que são essenciais para o ciclo de vida de muitas plantas e insetos, serão favorecidos e aumentarão o potencial de ocupação dessas espécies.



Imagem da interação dos visitantes com a fauna. Lembrando sempre de não alimentar os animais silvestres, pois eles não possuem defesa e aparato digestivo adequados à nossa alimentação, podendo levá-los a morte por doenças transmitidas por nós mesmos.

Hoje, já temos implantados mais de dois quilômetros de corredores verdes comunicando o Chico Mendes e o Marapendi, que conta ainda com ciclovias e a construção de um espaço, a Praça da Capivara, que é destinada aos visitantes do parque e à Educação Ambiental. Nossos esforços se concentram, agora, na implantação do Corredor Verde que comunicará o Parque Chico Mendes e o Canal do Rio Morto e no planejamento da terceira etapa, Chico Mendes-Prainha.

Ciclovias junto ao corredor, a população é convidada a usufruir desse novo espaço.

Mapa do projeto Corredores Verdes com o trecho 1 completamente implantado.


O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas se orgulha deste projeto e agradece os esforços e dedicação de Silma C. Santa Maria e equipe, além dos voluntários e moradores da região que abraçaram esta causa.

Ilha usada pelo nosso morador mais ilustre, o jacaré-de-papo-amarelo.

Grande parte do cercamento do corredor verde foi feito com toras, garantindo sua harmonia paisagística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário